We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Decolonize

from Demo 2015 by Warehouse

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $1 USD  or more

     

lyrics

for a long time
generations
pored over a book
that gave the significance of their fables
their lives

killed, dead, sacrificed
the third world remained underdeveloped
under the sign of salvation
under the sign of misery

-------------------------------------------------------------

As religiões de matriz europeia foram uma ferramenta de fundamental importância no processo de colonização, dominação e exploração em países da Africa, Ásia e América Latina, se sobrepondo sobre as culturas nativas, demonizando seus costumes, legitimando a escravidão e o poder das metrópoles sobre aquilo que consideravam um "novo mundo".

O dano causado pela prática autoritária da evangelização sobre a população nativa nos países que não pertenciam ao velho continente foi de proporções imensuráveis, reverberando em nossos dias como se o tempo não tivesse passado, culminando no subdesenvolvimento e crise de identidade.

Em tempos recentes, essas instituições religiosas assumem um discurso progressista surpreendente, uma abertura às minorias incomum até então. Seria uma tentativa de se redimir pelo passado sangrento? Ou tudo isso faz parte de uma estratégia de uma instituição que sempre serviu como instrumento ideológico de estados conservadores e totalitários?

A questão é que o passado é reproduzido da mesma forma ainda hoje, com a mesma população e protagonizado pelos mesmos atores.

Ainda hoje missionários representantes de igrejas neo-petencostais adentram territórios indigenas como se fossem jesuítas portugueses nos idos de 1500, com a missão de evangeliza-los, converte-los à "civilizada" crença cristã, de maneira invasiva e desrespeitosa, rompendo com a unidade do grupo, estigmatizando aqueles que defendem a prática da cultura nativa (que passa a ser demonizada pela comunidade evangelizada), pondo em crise e conflito os costumes, as relações e a identidade da comunidade.

No punk as críticas à instituições religiosas são clichês e repetitivas, mas talvez as religiões ainda não tenham nos dado oportunidade para não questioná-las.

credits

from Demo 2015, released October 6, 2015

license

all rights reserved

tags

about

Warehouse Piracicaba, Brazil

contact / help

Contact Warehouse

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Warehouse, you may also like: